Compartilhe:

TÓPICOS

Employer Branding é uma prioridade estratégica nas empresas. Busca reforçar a imagem como marca empregadora, gerar maior vinculação com os colaboradores e maior atratividade de novos profissionais no mercado.

O mercado competitivo por talentos, refletido em altos índices de turnover, reforça a estratégia de focar em ações para que a empresa seja um local de trabalho atrativo. Uma marca empregadora forte é capaz de atrair e manter talentos com maior facilidade, reduzindo custos em recrutamento e seleção e nos demais processos inerentes à jornada do colaborador. Garantir a identificação dos colaboradores com a proposta de valor da empresa ajuda a materializar seus diferenciais para candidatos em potencial, clientes e fornecedores.

Vale a pena conhecer mais sobre Employer Branding: o que é, sua importância, estratégias e cases de sucesso!

Employer branding

Employer Branding é um termo em inglês que significa marca empregadora. Refere-se à reputação da empresa como um bom local para se trabalhar, em termos de suas políticas e práticas. Isto vale tanto na relação com os colaboradores, quanto com parceiros de negócio, consumidores e comunidade. São empresas priorizadas e desejadas pelos profissionais para atuação ao longo da carreira. Trata-se de uma importante estratégia corporativa e de Recursos Humanos, visando a atração e a retenção de talentos.

Trata-se de um conjunto iniciativas, estratégias, práticas e ferramentas com o objetivo de construir, manter e promover uma reputação positiva. Através da exposição do valor da marca para os profissionais de mercado e colaboradores da empresa, busca posicionar-se como um empregador preferencial, capaz de oferecer um lugar de trabalho excelente, com perspectivas de carreira e crescimento. Trata-se da comunicação de seus valores, politicas, práticas de Recursos Humanos, visando atrair, engajar e manter os melhores profissionais. O foco do Employer Branding é estabelecer a identidade da empresa e posicioná-la como um local onde as pessoas desejam trabalhar.

Pesquisas reforçam a importância do Employer Branding para atrair e reter os melhores talentos. Grande parte dos profissionais mostram-se propensos à mudança de empresa, ainda que estejam satisfeitos com seus empregos atuais. Valores sólidos, atuação com impacto positivo na sociedade, possibilidade de crescimento, bem-estar dos colaboradores, apoio a causas sociais e ambientais, inclusão e sustentabilidade são alguns dos fatores que motivam este público a manter o vínculo com uma empresa.

Estratégias e iniciativas de Employer Branding alcançam o mercado como um todo, incluindo diversos públicos com os quais a empresa se relaciona. Gera impacto positivo na percepção de clientes finais e tende a fidelizar também fornecedores que motivam-se por se manter associados a uma marca de elevada reputação. Colaboradores, parceiros de negócio e profissionais de mercado identificados com a empresa tendem a compartilhar experiências e conteúdos positivos sobre a organização em redes e no convívio social e familiar, reforçando ainda mais a marca empregadora.

Estratégias de employer branding

Há estratégias de Employer Branding de destaque global e que colocam-se como referência para empresas que desejam evoluir neste caminho. Porém, mesmo marcas empregadoras fortes tiveram que superar desafios para alcançar este patamar e se colocar como local de desejo dos profissionais. Lembrando que cada negócio tem perfil, cultura e valores próprios, que devem estar alinhados com qualquer ação corporativa.

Netshoes

O fortalecimento da cultura foi o desafio da Netshoes. O rápido crescimento do negócio e a comunicação pouco eficaz da proposta de valor da empresa, impactou no engajamento e na participação dos colaboradores. Havia dificuldade de encantar e atrair novos profissionais. A empresa revisitou valores, políticas e premissas de gestão, realinhou processos e investiu na comunicação interna, tornando os colaboradores porta-vozes da empresa para o mercado. Posicionou-se como capaz de oferecer um bom ambiente de trabalho, políticas claras de benefícios e oportunidades de crescimento profissional, sendo atualmente uma referência para o mercado.

L’oreal

AL’oreal fortaleceu sua marca empregadora com a estratégia de aumentar seu número de seguidores e o trânsito em seus canais de comunicação. Passou a utilizar as redes sociais como espaço para recrutamento. Intensificaram-se os defensores da marca, com maior interação e recomendações, disseminando sua reputação como uma empresa diferenciada, excelente para se trabalhar e fazer negócios.

Google

Destaca-se quando falamos em Employer Branding. Atrai mais de 2,5 milhões/ano de pessoas, motivadas por fazer parte, vivenciar a cultura e o modelo de negócio de uma empresa reconhecida como dos melhores lugares para se trabalhar.

Importância do employer branding para as empresas

Cada vez mais as empresas necessitam se destacar no mercado. Sendo assim, ter pessoas que sejam agentes positivos sobre a reputação da companhia, é um enorme diferencial. Gera vantagem competitiva e impacto nos resultados de negócio. Um programa de Employer Branding conduzido com propriedade e baseado em uma visão estratégica, repercute em diversos benefícios em termos de gestão de Recursos Humanos e para o negócio.

A atratividade de talentos para os processos seletivos da empresa é aumentada através de uma boa reputação de marca, baseada em uma cultura forte. Com a atração de profissionais facilitada, o investimento financeiro, os recursos gerais e o tempo alocado nos processos de recrutamento e seleção podem ser reduzidos.

Além disto, o engajamento e a retenção dos colaboradores tende a aumentar por uma comunicação mais clara da cultura da empresa, de sua proposta de valor e de práticas alinhadas, impactando também nos indicadores de produtividade. Profissionais satisfeitos e orgulhosos de seu trabalho e da empresa, provavelmente estarão motivados a alcançar níveis de performance elevados e a manter-se na empresa, reduzindo o turnover. As competências técnicas são mantidas na empresa e as equipes ganham em fortalecimento, qualificação e resultados. Políticas de remuneração também podem ser influenciadas pois, com uma proposta de valor consistente e bem comunicada, surgem outros aspectos motivacionais para o engajamento de atuais e novos colaboradores.

Através do Employer Branding, a área de Recursos Humanos pode impactar todo o ecossistema no qual a empresa está envolvida. Uma relação diferenciada entre as pessoas e a empresa passa a ocorrer. Os profissionais tornam-se porta-vozes e defensores da marca. Geram influência no mercado, nas redes sociais, no ambiente familiar, recomendando a empresa para novos talentos, impactando em clientes finais e em fornecedores. A área Comercial pode ser beneficiada, assim como a fidelização de fornecedores que tendem a valorizar parcerias com marcar fortes, estreitando relações de longo prazo, e que também agregam valor ao seu negócio.

Diferenças entre endomarketing e employer branding

O Endomarketing, que consiste na comunicação voltada para o público interno, é um pilar fundamental para a construção e o fortalecimento do Employer Branding. Ações de endomarketing permitem que os colaboradores compreendam a cultura e a proposta de valor da empresa. Além disto, reforça a marca empregadora e a vinculação dos mesmos com o negócio.

O plano de endomarketing foca em manter os colaboradores bem informados sobre os valores, missão, visão, cultura e estratégias da organização, entre outros temas. Deve ser cuidadosamente elaborado visando o alcance e a comunicação efetiva com o público interno. Deve levar em consideração diferenças e peculiaridades.

Em um mercado tão competitivo e disputado quanto à atração e retenção de profissionais, investir em ferramentas que provoquem a identificação e o engajamento dos colaboradores com a empresa é fundamental.

Employer branding e employee experience: qual a diferença?

Employer Branding e Employee Experience são duas importantes ferramentas nas estratégias de negócio e de Recursos Humanos e que mantém-se estreitamente ligadas. Como vimos, Employer Branding se refere à proposta de valor da empresa, à reputação da marca e seu poder em atrair e reter os melhores profissionais. Porém, toda esta estratégia deve ser praticada rotineiramente e ser coerente com as experiências dos profissionais na sua interação com a empresa, o Employee Experience.

Ações de Employee Experience tem como objetivo prover uma excelente experiência em cada etapa da jornada do colaborador. Inclui desde o processo seletivo, passando por onboarding, remuneração, pacote benefícios, ambiente de trabalho, plano de carreira, reconhecimentos, horário e modelo de jornada, uso de tecnologia. Nas diversas interações da empresa com o profissional busca-se o reforço a proposta de valor, o envolvimento e o reconhecimento do mesmo.

A experiência e a jornada positiva por parte do profissional junto à empresa irá reforçar o engajamento do mesmo, tanto como candidato como colaborador. Impacta na lealdade, no orgulho em pertencer e na retenção. A empresa ganha um propagador da marca internamente e para o mercado, pronto para fazer recomendações positivas e fortalecer o Employer Branding. Sendo assim, o Employee Experience também se coloca como uma estratégia para vinculação de talentos e deve ser constantemente mensurado e aperfeiçoado para garantir o impacto positivo no Employer Branding.

Como implantar o employer branding nas empresas

Empresas com marcas empregadoras fortes possuem estratégias consistentes e que envolvem todas as áreas e colaboradores. Contam com apoio e engajamento do C-Level, geralmente com ações lideradas por Recursos Humanos. É importante entender a complexidade do conceito de Employer Branding e que trata-se de uma estratégia de longo prazo, onde resultados vão surgindo com o tempo.

Trabalhar uma estratégia de Employer Branding inclui colocar em prática uma série de ações, investindo especialmente na experiência positiva do profissional ao longo de toda a jornada na empresa. O profissional deve ter a oportunidade de vivenciar consistentemente a proposta de valor da mesma.

Há iniciativas que devem ser prioritariamente consideradas, tais como:

  • O planejamento, incluindo objetivos, recursos, cronograma, bem como ferramentas e KPIs para mensuração de resultados.
  • A definição clara e consistente da missão, visão e valores, o estabelecimento da cultura e da proposta de valor da empresa.
  • O foco no público interno e no engajamento das lideranças com ações voltadas para Employee Experience. O Employer Branding é fortemente impactado pela forma como a empresa é vista pelos colaboradores e possíveis candidatos.
  • O Endomarketing, com o estabelecimento de canais, programas e conteúdo que falem diretamente com os colaboradores, com frequência e de forma autêntica, sobre cultura, estratégia e proposta de valor. O maior envolvimento do colaborador com os processos de negócio contribui para o fortalecimento de uma imagem positiva, reforçando o engajamento.
  • A discussão de gargalos e problemas do negócio, bem como suas possíveis soluções de forma aberta com os colaboradores, contando com a ajuda de todos, é importante para manter uma visão realista da marca empregadora e gerar confiança nos profissionais e no que eles tem a contribuir.
  • A avaliação de resultados e a melhoria de processo, com ferramentas como ROI, PDCA e pesquisas de clima.

Além dos pontos citados, há ações diversas que podem gerar impacto positivo no Employer Branding, tais como, desenvolvimento de lideranças, pesquisas de clima, planos de carreira, programas de bem-estar, incentivos, treinamentos, entre outras. Cada organização pode encontrar sua própria maneira, respeitando suas particularidades

O Employer Branding exige dedicação continua, mensuração e inovação, a fim de construir gradativamente a imagem positiva da marca empregadora. Ações de reforço e correções de rota em termos de cultura, programas de remuneração, benefícios, desenvolvimento, avaliação e reconhecimento, entre outras práticas, devem estar presentes

plugins premium WordPress