O que é um Headhunter?
A tradução literal de Headhunter, é “caça cabeças”. Trata-se do profissional especializado no processo de busca e identificação de talentos do mercado para fazerem parte de uma organização. É, na realidade, um Caçador de Talentos.
Este profissional tem uma função muito estratégica, pois apoia as empresas, suas clientes, na formação de equipes de alta performance, que garantam a competitividade e o sucesso do negócio com alinhamento cultural e propósito.
Como é o trabalho do Headhunter?
O trabalho do Headhunter é focado na busca ativa dos melhores talentos do mercado.
Este processo de busca ativa diferencia o headhunter dos demais profissionais de RH focados em Recrutamento e Seleção, tais como o Recrutador, que tem uma função mais passiva através de anúncios e triagem de currículos, onde os profissionais interessados fazem o acesso.
O Headhunter inicia o processo com o briefing da posição, obtendo entendimento profundo sobre o perfil, soft e hard skills, a ser buscado. Na sequência realiza o estudo e o mapeamento do mercado específico, e parte para a busca, acionando redes de relacionamento, indicações, bancos de talentos. Neste processo, irá acessar não somente os profissionais abertos a novas oportunidades, mas também os que não estão. E esta abordagem é outro grande diferencial deste profissional.
Como é um processo mais especializado e ativo, em geral atua em posições estratégicas e/ou especializadas, que necessitam de um profissional altamente qualificado para ocupar o cargo, assim como alinhado à cultura e ao propósito da empresa.
A contratação do headhunter para a busca deste perfil, pode ser uma excelente decisão com um retorno relevante para a organização. É também uma solução quando se trata de posições sigilosas, situação em que o headhunter evitará a exposição da empresa, e em casos de urgência e/ou quando a equipe interna não tem condição de assumir em função de demandas internas.
A atuação do Headhunter abrange:
- Elaboração do briefing junto ao cliente/empresa – definindo o perfil de profissional ideal para a posição. Nesta etapa, não só aborda o perfil considerando soft e hard skills, mas fit cultural, mercado, informações estratégicas da empresa
- Estudo e análise de mercado
- Busca de profissionais alinhados
- Screening – contato prévio com o candidato para análise de interesses e fit
- Entrevista
- Apresentação dos candidatos finalistas, através de relatório profissional e de mercado
- Apresentação de proposta ao candidato selecionado, e mediação da contratação
- Ao longo do processo follow-ups constantes com os candidatos e com a empresa, mantendo ambos a par do andamento do mesmo.
Qual o perfil ideal de um Headhunter?
O Headhunter deve aliar forte capacidade de escuta e análise, à forte capacidade de comunicação e argumentação. A atividade exige planejamento, processo e análise, além da persuasão. Identificar e conquistar o profissional desejado não é fácil, e exige essas características, além de um trabalho conjunto com o cliente, com alinhamento e sintonia.
Competências primordiais para o desempenho da função de Headhunter:
- Capacidade processual – o trabalho exige disciplina e processo, com o cumprimento de todas etapas que envolvem o entendimento da necessidade, a busca, identificação e análise do talento, assim como retorno constante a todos os envolvidos. A consistência, o cuidado com os detalhes e a agilidade são essenciais.
- Capacidade de Comunicação – ouvir e falar. Com uma escuta ativa que reflita em boas análises e uma fala clara e segura.
- Relacionamento – relações guiadas pelo respeito, empatia, credibilidade, criando vínculos efetivos e de longo prazo.
- Negociação e argumentação, com venda de ideias.
- Conhecimento profundo sobre mercado, técnicas de entrevistas, instrumentos de avaliação, além de uma boa rede de contatos, também são importantes.
Qual a diferença entre o headhunter e o job hunter?
Diferente do Headhunter que caça talentos, o job hunter assessora profissionais na caça de oportunidades.
Mais comumente o job hunter é contratado por pessoas para recolocação ou mudança profissional e para assessoria de como se colocar no mercado, em busca de oportunidades profissionais aderentes ao seu perfil. Eventualmente, empresas contratam job hunters para realocação de profissionais em processo de desligamento, como um benefício ao mesmo.
O headhunter é contratado por empresas que buscam talentos para compor seus times, com perfil aderente à cultura da empresa e requisitos específicos da posição.
As duas atividades são complementares e realizadas por profissionais diferentes com competências similares.
A parceria com um headhunter aumenta consideravelmente as chances de encontrar os melhores talentos do mercado, fortalecendo a equipe e impulsionando o crescimento e o sucesso do negócio. Ao terceirizar esse processo para um profissional experiente, as organizações economizam tempo e recursos valiosos, permitindo que sua equipe de gestão se concentre em questões estratégicas.