Compartilhe:

TÓPICOS

O profissional precisa, mais do que tudo, ter o que a empresa procura. O processo de recrutamento e seleção começou a ser uma busca pelo melhor talento. Foi dessa forma que o Talent Acquisition impactou em como mercado trabalha a aquisição de talentos.

O que é Talent Acquisition?

Talent Acquisition é o processo de identificar, atrair e contratar talentos alinhados às necessidades de determinada organização. A aquisição de talentos é uma função estratégica da área de recrutamento e seleção para encontrar os melhores profissionais do mercado.

Etapas do Talent Acquisition

Busca

Head Hunting – caça de talentos, a partir de mapeamento de mercado, de maneira ativa.
Divulgação e anúncios em redes profissionais e sociais, sites e grupos específicos ATS – Application Tracking System

Seleção

Entrevistas por competências
Games
Cases
Dinâmicas de grupo
Vídeos de apresentação

Atração

Estratégia para atrair, engajar e selecionar bons profissionais – Employer Branding:

    • Pontos de Análise no processo de Talent Acquisition

      É importante analisar os seguintes aspectos nos profissionais avaliados:

        • Do ponto de vista das empresas, devem ser analisados os seguintes aspectos no processo de Talent Acquisition, dando a essas feedback das tendências de mercado e expectativas dos profissionais:

            • Também é importante seja entendido o perfil e expectativas dos profissionais atuais. Por isso, alguns pontos são muito importantes para não correr o risco de ficar para trás na competição global pela atração e retenção de bons profissionais.

                • Tendências de Talent Acquisition

                  Podemos citar algumas tendências percebidas para o mercado de trabalho e Talent Acquisition.

                  1. Aumento da mobilidade interna

                  Frente a um mercado cada vez mais incerto, os profissionais pensam menos no crescimento na carreira nos termos tradicionais. Estão trocando a escada pela treliça e movendo-se para outras áreas dentro das organizações.

                  A tendência é que as empresas aumentem seus esforços na utilização de plataformas de inteligência artificial para seleção de candidatos internos promissores, em fornecer conteúdo de desenvolvimento e planos de carreira personalizados com base em metas e áreas de interesse. Investir em mobilidade interna não apenas ajudará as organizações a atrair os melhores talentos internos como de mercado, a desenvolver pipelines mais diversificados, e também preencher vagas mais críticas.

                  2. Talent Acquisition, um relacionamento de longo prazo

                  Não compensa fazer uma boa contratação se essa pessoa não ficar por muito tempo. É por isso que, as equipes de aquisição e gestão de talentos devem trabalhar de forma mais próxima, desde o início do processo de contratação até o desenvolvimento da carreira e a sucessão. Ao se unirem, esses dois profissionais criam um ciclo de vida mais positivo do funcionário – melhores trilhas de carreira para profissionais, o que leva ao desenvolvimento adequado para movê-los ao longo de sua jornada profissional com sucesso. Como resultado, os novos contratados se sentirão valorizados e respeitados por saberem que a empresa está investindo em seu sucesso.

                  3. Executivos e profissionais para contratação de curto prazo

                  As tendências mostram que as empresas estão adotando cada vez mais o contrato de trabalho por projeto. Existem vários benefícios nessa abordagem, pois geralmente trata-se de indivíduos muito qualificados, orientados para resultado e que assimilam rapidamente novos ambientes. Eles podem trazer habilidades e experiências necessárias para projetos finitos, durante fusões e aquisições, ou para preencher temporariamente funções durante licenças ou enquanto a empresa procura um funcionário permanente. Deverá haver um aumento de pessoas em busca de oportunidades flexíveis que estão dispostas a comprometer a sensação de segurança de um emprego em tempo integral, promovendo cenários mais eficazes para o preenchimento de cargos.

                  4. Produtividade e cultura

                  Os últimos anos provaram que os profissionais podem ser tão ou mais produtivos trabalhando em casa. E nesse cenário como as organizações podem manter, ou mesmo melhorar, sua cultura?

                  A tendência é que as empresas busquem o melhor dos dois mundos, adotando o modelo de trabalho híbrido, que permitirá que os funcionários aproveitem a liberdade do trabalho remoto enquanto colhem os benefícios de estar na empresa. A forma do trabalho no ambiente híbrido dependerá de necessidades específicas, alguns podem precisar que as equipes se reúnam pessoalmente no mesmo dia da semana, enquanto outros podem pedir que os funcionários estejam no escritório apenas algumas vezes por mês. Os profissionais de Talent Acquisition podem esperar que mais empresas ofereçam modelo de trabalho híbrido para atrair os melhores talentos, mantendo assim resultados altamente produtivos.

                  5. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

                  O conceito de equilíbrio entre vida profissional e pessoal tem sido uma meta para milhões de profissionais. Muitos profissionais e empresas estão abandonando o tradicional horário das 8h às 18h em favor de um horário mais fluido.

                  A tendência é de que mais profissionais busquem empresas nas quais possam administrar as horas de maneira mais conveniente para cuidar de responsabilidades pessoais, quando necessário (fazer uma pausa à tarde para um compromisso e voltar ao trabalho à noite). Observar o relógio se tornará menos importante, e avaliação do sucesso será cada vez mais pelo resultado do que pelo cronograma do dia de trabalho.

                  6. Reconquistando colaboradores

                  Parecia uma boa ideia, quando o mercado mais aquecido e alguns profissionais trocaram de emprego, ou de profissão ou decidiram se aposentar mais cedo. Agora, com uma economia incerta e contas de aposentadoria encolhendo, muitos aposentados estão batendo na porta de seus antigos empregadores, assim como profissionais que percebem que a grama nem sempre é mais verde do outro lado. Isso pode ser um bônus para as empresas, pois elas recebem de volta trabalhadores que possuem conhecimento institucional e conjuntos de habilidades comprovadas.

                  A tendência é que as organizações passarão a se esforçar mais no processo de desligamento, mantendo relações profissionais com os funcionários que saem e garantindo que eles saibam que a porta está aberta caso decidam retornar. E, ao investir em tecnologia de desempenho, o profissional de aquisição de talentos pode acompanhar os ex-funcionários para descobrir quem pode ter as habilidades e experiências certas para preencher cargos.

                  7. O planejamento da força de trabalho mais inteligente

                  Se sua estratégia de força de trabalho funcionou no ano passado, não há garantia de que os mesmos planos serão bem-sucedidos no próximo ano, especialmente em uma economia tão dinâmica. Os profissionais de Talent Acquisition precisarão atuar junto aos líderes de negócios para entender verdadeiramente suas necessidades. Devem conduzir planos estratégicos de força de trabalho baseados em cenários econômicos. Em muitos casos, as empresas usarão a análise de talentos e o planejamento da força de trabalho para determinar quais novas funções são necessárias para preparar o negócio para o futuro e quais funcionários podem ser adequados para essas funções.

                  O Talent Acquisition desempenha um papel vital nas organizações ao atrair e recrutar os melhores talentos, alinhados com a cultura e valores da empresa. Ao construir equipes de alto desempenho, estimular a inovação e reduzir custos de rotatividade, esse processo estratégico impulsiona o sucesso e crescimento das empresas, garantindo uma vantagem competitiva no mercado.

plugins premium WordPress